João Guimarães Rosa: “Primeiras Estórias”

Staff Livros Leave a Comment

João Guimarães Rosa: “Primeiras Estórias”. Ed Nova Fronteira. Rio de Janeiro, 2001.

guimaraes_rosa_primeiras_estorias     Ler Guimarães Rosa é sempre uma aventura pessoal, um envolvimento. Saborear os pensamentos que embrulham as personagens, salpicando narrativas e paragens. Sem a urgência de querer entender tudo, num simples degustar. Porque a estética carece de serenidade, de contemplação, desse tempo que hoje não queremos ter porque nos urge estar muito ocupados com o vazio. Somente a calma nos permite sintonizar com os relatos do escritor mineiro, que têm uma topografia agridoce, sumidas na circuntristeza. “Tudo se amaciava na tristeza. Até o dia; isto era: já o vir da noite. Porém, o subir da noitinha é sempre sofrido assim. O silêncio saía de seus guardados”.

Saborear e refletir, para encontrar as raízes, crescer em conhecimento próprio. Se eu conseguir recordar, ganharei calma, se conseguisse religar-me: adivinhar o verdadeiro e real, já havido. E, lá dentro de nós, descobrir que nem sempre somos como gostaríamos, ou como nos apresentamos. A reflexão perfura o marketing que fazemos de nós mesmos, deixando-nos nus, expondo a realidade, onde se agita a maligna astúcia, da porção escura de nós mesmos, que tenta incompreensivelmente enganar-nos ou, pelo menos retardar que perscrutemos qualquer verdade.

Degustar com vagar o pensamento evocado, para aprender a ser feliz, a valorizar o que temos sem perder-nos em sonhos ou quimeras. A gente nunca podia apreciar, direito, mesmo, as coisas bonitas ou boas, que aconteciam. Às vezes, porque sobrevinham depressa e inesperadamente, a gente nem estando arrumado. Ou esperadas, e então, não tinham gosto de tão boas, eram só um arremedado grosseiro. Ou porque as outras coisas, as ruins, prosseguiam também, de lado e do outro, não deixando limpo lugar. Tremenda atualidade nestes nossos tempos onde tudo o que se escuta é queixa, lamúria, reclamação. Difícil é encontrar um elogio otimista, sincero, quase ingênuo, mas que é sábio porque entende que quando nada acontece, há um milagre que não estamos vendo.

O egoísmo fechado em si mesmo, atarefadíssimo –o egoísta está sempre muito ocupado- não abre espaço à solidariedade, á observação carinhosa que se esforça por entender o padecimento alheio: A Mãe e o sofrimento não cabiam de uma vez no espaço de instante(..) O que se consumia de comer era só um quase. E a compaixão que resulta dessa observação: para o pobre os lugares são mais longes.

Somos, como diz o escritor, gente que não presta, que vive em estreita desunião. A verdade é que vivemos de modo incorrigível, distraídos das coisas mais importantes. Da ternura, da serenidade, da paz. Quem sabe ler Guimarães Rosa nos cutuque para buscarmos as prioridades da vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.