Sobre

Sobre o autor

Dr. Pablo González BlascoMédico (FMUSP, 1981) e Doutor em Medicina (FMUSP, 2002). Membro Fundador (São Paulo, 1992) e Diretor Científico da SOBRAMFA – Educação Médica e Humanismo, e Membro Internacional da Society of Teachers of Family Medicine (STFM).

É autor dos livros “O Médico de Família, hoje” (SOBRAMFA, 1997), “Medicina de Família & Cinema” (Casa do Psicólogo, 2002)  “Educação da Afetividade através do Cinema” (IEF-Instituto de Ensino e Fomento/SOBRAMFA, São Paulo, 2006) , “Humanizando a Medicina: Uma Metodologia com o Cinema” (Sâo Camilo, 2011) e “Lições de Liderança no Cinema” (SOBRAMFA, 2013). Co-autor dos livros “Princípios de Medicina de Família” (SOBRAMFA, São Paulo, 2003), Cinemeducation: a Comprehensive Guide to using film in medical education (Radcliffe Publishing, Oxford, UK. 2005.) e “Humanismo em Medicina” (SOBRAMFA,  2015).

É também autor de mais de uma centena de publicações e trabalhos apresentados em Congressos nacionais e Internacionais onde aborda temas de Medicina de Família, Educação Médica, Humanismo e Medicina, e Educação da Afetividade através do Cinema e das Artes.

Seus escritos são o reflexo da experiência como Professor de Medicina de Família e estudioso da Educação Médica, assim como da interação com o meio acadêmico nas conferências e aulas em que freqüentemente é solicitado. Mesmo dedicando a maior parte da sua atividade profissional à formação dos futuros médicos, colabora também com projetos de educação corporativa em empresas, em instituições educativas e nos diversos meios de comunicação.

Veja o currículo do autor na plataforma CV Lattes


Sobre o BLOG

Educar no Humanismo
As reflexões que este BLOG recolhe destinam-se a fomentar a educação humanística. O conteúdo inclui comentários de filmes atuais e de livros. Também constam alguns ensaios sobre antropologia e perspectivas éticas do quotidiano, humanização e relacionamento, educação da afetividade e das emoções. Sendo o autor professor de medicina é também natural incluir alguns artigos sobre educação médica, medicina de família e humanismo médico que tenham um interesse geral, mesmo para o público não médico. A pauta do BLOG é o Humanismo e a Educação e o conteúdo são variações sobre este tema comum para promover a reflexão. Este é o verdadeiro núcleo do processo que constrói o humanismo, facilita a descoberta de si mesmo, e permite extrair do íntimo do ser humano um compromisso por melhorar. Esperamos que todos aqueles que estão envolvidos na educação e gestão de pessoas encontrem aqui subsídios para um melhor desempenho. E de todos esperamos uma colaboração interativa e fecunda.